WhatsApp: um jeito simples de impulsionar suas vendas

Vivemos uma realidade cada vez mais conectada, em que as vendas online se consolidam como tendência, acelerando o desenvolvimento de soluções digitais. Neste contexto, o WhatsApp se revelou uma ferramenta comercial indispensável para muitas empresas.

E é fácil entender o porquê…

Segundo uma pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box, o aplicativo é o mais utilizado em todo o mundo, e o preferido dos brasileiros para a troca de mensagens. Ele está instalado em 99% dos nossos smartphones, e 93% das pessoas afirmam usá-lo todos os dias.

Os dados mostram uma abrangência quase absoluta do WhatsApp, que se hoje é parte essencial do nosso dia a dia, não pode ser desprezado quando o assunto é negócio. Afinal, com o tempo, mais e mais pessoas vêm utilizando o aplicativo para vender e comprar.

Whatsapp Business

Sabemos que para atrair clientes é preciso oferecer facilidades. Por isso, o canal de comunicação mais popular entre os brasileiros se tornou um fiel aliado das empresas.

De olho nessa tendência, em 2018, o WhatsApp lançou a sua versão Business, passando a compor o processo de vendas de pequenas, médias e grandes empresas, dos mais variados setores.

Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), o WhatsApp Business foi usado por 84,7% dos empresários em 2019. Esse é o dado mais recente, que provavelmente subiu de patamar nos últimos tempos.

E a razão é simples. Além do contexto da pandemia, que generalizou o inside sales, as funcionalidades do aplicativo permitem uma série de conveniências no relacionamento com os clientes, com bons resultados para as empresas.

As virtudes do app

O sucesso do WhatsApp Business é compreensível quando pensamos na sua presença massiva, o que ganhou novos significados com a pandemia. Mas não só isso. O aplicativo se tornou o que é também por suas virtudes.

Com uma conta comercial, é possível criar um perfil mais detalhado, com dados de serviço, ofertas, links, etc., servindo como um cartão de visita para o cliente. Isso faz com que os usuários saibam que estão em contato com uma empresa.

Além disso, a interface também traz recursos exclusivos, como a possibilidade de automatizar o atendimento. Como as mensagens inteligentes, que poupam o vendedor de reescrever a mesma resposta para perguntas recorrentes, ou criar uma mensagem de apresentação.

Essa funcionalidade pode evitar a evasão de potenciais clientes, considerando o imediatismo dos novos consumidores.

Acessível, versátil e funcional

As conversas via WhatsApp promovem a troca de diversas mídias (fotos, áudios, vídeos, arquivos, etc.), algo impossível ao telefone ou mais burocrático em outros canais semelhantes, como os chats.

Para o vendedor, há um recurso especialmente útil, que são as etiquetas. Elas funcionam como marcadores customizáveis de contatos e mensagens. Isso permite organizar as conversas de acordo com o funil de vendas, facilitando o acompanhamento dos leads.

Aqui, vale destacar a versatilidade do aplicativo, que se mostra eficiente em todas as etapas do funil, da prospecção ao pós-venda. Isso se deve à flexibilidade na relação tempo-resposta. Explico…

No WhatsApp, as conversas podem ser tanto síncronas como assíncronas. Uma possibilita atender as urgências de um cliente. Enquanto a outra, mantém o vendedor em contato com muitas pessoas ao mesmo tempo, qualificando os leads.

Essa ambivalência da comunicação via WhatsApp otimiza o trabalho do vendedor e garante a conveniência do cliente, que pode responder no tempo dele.

whatsapp, do b2c ao b2b

Uma vez definida a estratégia, o WhatsApp Business só tende a melhorar a performance da sua empresa. Isso porque, além de facilitar a vida dos vendedores, ele também oferece algumas métricas de análise para os gestores.

Por isso, o app funciona tanto para o varejo como para os negócios B2B. Ou seja, independente do quão complexa for sua venda, o uso do WhatsApp fará sentido em alguma etapa do funil, senão em todas elas.

Mas atenção! O aplicativo pode tanto ser um facilitador para impulsionar suas vendas, quanto uma forma de ser inconveniente com potenciais clientes. Por isso, antes de usá-lo nos negócios é importante se certificar sobre o seu público-alvo, isso será determinante na sua abordagem.

Conclusão? O WhatsApp caiu no gosto dos brasileiros e se tornou a ferramenta comercial mais popular entre nós.

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