Inside Sales: o que é e porque ele vai beneficiar sua empresa.

André Perdomo • out. 20, 2020

Atualmente, muitas empresas estão estudando possibilidades de trabalho remoto para adaptar seus negócios. E, nesse cenário, a figura do inside sales se fortalece.

Você sabe o que isso significa? Neste artigo, vamos falar sobre o que é inside sales e como ele pode beneficiar sua empresa. Confira!



O que significa Inside Sales?

Literalmente, inside sales são “vendas internas” em inglês. E o termo quer dizer exatamente o que parece: vendas que são feitas dentro da empresa.

Todas as etapas desse processo são realizadas dentro da empresa, desde a prospecção de clientes até o fechamento da venda.

Os vendedores não precisam sair em campo para fechar contratos. Para isso, se usam e-mails, mídias sociais, videoconferências e mesmo chamadas telefônicas.

Hoje em dia, com a comunicação direta por WhatsApp e outros aplicativos de mensagens, até mesmo e-commerces podem apostar no inside sales. E isso é muito importante para as empresas: um vendedor é capaz de converter três vezes mais clientes do que um processo de compra automático, onde o cliente faz tudo sozinho.



O que é essencial para o inside sales?

Utilizar o inside sales em sua empresa parece algo simples, mas exige algumas preparações para tornar o processo mais ágil e eficiente. Por exemplo:



Investir em tecnologia


Se você planeja fazer muitas videoconferências, não pode depender apenas da câmera de um celular, e uma conexão de internet rápida é recomendada. Além disso, é preciso ter ferramentas que ajudem sua equipe a se organizar.

Um sistema de CRM, mídias sociais sempre atualizadas, ferramentas para automatizar o marketing da empresa, uma boa conexão de internet e bons dispositivos para videoconferências são essenciais.

 

Criar uma persona


Uma persona é o cliente ideal da sua empresa – ou seja, aquele que precisa do produto ou serviço oferecido por ela. Para criar sua persona, é preciso saber muito sobre seus clientes e sobre o mercado em que ele está inserido. Uma dica é realizar uma pesquisa com seus atuais clientes e entender como se deu o processo de decisão por fechar negócio com você.

Também é importante, se sua empresa estiver começando, investir em geração de leads por meio de marketing.

 

Definir o processo de vendas


Todo o processo de inside sales é feito dentro da empresa. Então, é preciso determinar como cada parte desse processo será feito e quem será o responsável.

Como será feita a prospecção de clientes? Qual será a abordagem utilizada pelos vendedores? Como será feito o material de apoio da equipe de vendas? Quais serão as técnicas para fidelizar os clientes?



Por que o inside sales pode fazer diferença para sua empresa?

Muitas empresas estão acostumadas ao estilo tradicional de pesquisa em campo. Outras acreditam que o inside sales pode não trazer muitos benefícios.

A verdade, no entanto, é que ele pode ser mais vantajoso do que se imagina. Algumas dessas vantagens são:



Economia


O deslocamento até os clientes em potencial gera muitos custos. Gasolina, transportes, mesmo valores de jantares ou outras socializações podem pesar no bolso da empresa.

Ao mesmo tempo que corta esses custos, o inside sales ajuda a economizar tempo. E esse tempo pode ser usado pelo vendedor para conhecer melhor seus clientes e o mercado e focar esforços naqueles deals que tem mais chance de fechar negócio. 

A questão da economia também afeta diretamente o preço dos produtos. Por isso, muitos modelos de negócios vendem exclusivamente em inside sales.

 

Decisões conscientes


Alguns produtos e serviços precisam ser bem analisados antes da compra. No inside sales, os clientes têm acesso a conteúdos educativos e podem tirar dúvidas importantes antes de tomar uma decisão.

Isso leva a decisões mais conscientes e uma taxa de reclamações posteriores menor.

 

Mais produtividade


Quantas vezes um vendedor voltou de um encontro com o cliente sem fazer a venda? Imagine tudo o que ele poderia ter feito se esse processo fosse realizado de dentro empresa. O inside sales gera mais produtividade e torna o processo de vendas mais eficiente.

Ou seja, mesmo que as vendas externas possam ter uma taxa de conversão maior, o volume de clientes atendidos no inside sales é mais atrativo. Sua empresa consegue ter um controle melhor das operações e tornar o processo mais eficiente.

Vale a pena investir nesse modelo, que é mais econômico e pode ser aplicado no dia a dia da sua empresa de maneira completamente remota.


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