Quando falamos de consultoria, muitos imaginam um profissional que vai até sua empresa e passa horas dando explicações sobre um serviço. Um processo que custa tempo, dinheiro e deslocamentos.
A consultoria online chegou para mudar esse quadro. Ela pode ajudar sua empresa a desenvolver processos mais produtivos e resultados mais satisfatórios.
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Começando pelo conceito básico: a consultoria é um serviço oferecido por profissionais de uma segmento específico para pessoas que querem saber mais sobre a área. Ou seja, contratando uma consultoria, você está contratando o conhecimento de alguém.
Em uma empresa, a consultoria é oferecida para os clientes para capacitação técnica e teórica, análise de processos e sugestão de ações que possam levar a melhores resultados.
O que acontece, por exemplo, em uma consultoria de vendas, é que os consultores se dedicam a aprender melhores formas de vender. Eles podem olhar para os procedimentos de venda da sua empresa e encontrar soluções mais eficientes.
Mesmo quando você sabe muito de vendas e tem bons resultados, um consultor pode ajudá-lo a ir além. A especialidade dele é criar novos processos e métodos que elevam a qualidade dos serviços de uma empresa.
Por isso, mesmo uma empresa que está crescendo no mercado ou tem uma situação estável pode se beneficiar.
A consultoria online tem algumas diferenças do modelo tradicional, e não apenas porque é feita de maneira remota. Ela também exige uma preparação e um acompanhamento diferentes.
Veja abaixo como funciona uma consultoria online:
O atendimento remoto vai exigir algum investimento tecnológico. Pelo menos, será preciso ter uma ferramenta para se comunicar sem interrupções. Além disso, uma boa conexão de internet é essencial, assim como um software para fazer videoconferências.
Algumas empresas utilizam softwares próprios, enquanto outras fazem o atendimento por softwares e aplicativos comuns, como o Skype.
É importante deixar claro que a consultoria online não é algo pré-definido. É possível moldá-la de acordo com as necessidades da sua empresa.
Diversas questões da consultoria só serão resolvidas com base no que você precisa. Entre elas:
Essas questões precisam ser esclarecidas antes de fechar o contrato para que ambas as partes estejam satisfeitas.
É importante ressaltar que a consultoria online é eficiente e importante para empresas, mas que ela não é estanque. Um consultor vai sugerir alterações de processos que serão válidos para esse momento da sua empresa.
No próximo ano, as necessidades do seu negócio podem ser completamente diferentes. Isso não quer dizer que a consultoria é ineficiente, mas sim que o mercado de trabalho está em constante crescimento.
E um bom serviço de consultoria é planejado para preparar sua empresa para essas mudanças e garantir que sua curva de crescimento não fique parada quando as necessidades mudarem.
No geral, contratar uma consultoria melhora a produtividade da sua equipe e os resultados da sua empresa. Mas a consultoria online, especificamente, tem suas vantagens sobre o modelo presencial.
Veja abaixo alguns exemplos:
A consultoria online é um investimento válido para ajudar sua empresa a se desenvolver mais, de forma efetiva, enquanto você aprende mais sobre os processos mais eficientes do mercado.
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