Vivemos uma realidade cada vez mais conectada, em que as vendas online se consolidam como tendência, acelerando o desenvolvimento de soluções digitais. Nesse contexto, o
WhatsApp se revelou uma ferramenta comercial
indispensável para muitas empresas . E é fácil entender o porquê…
Segundo uma pesquisa da
Panorama Mobile Time/Opinion Box, o aplicativo é o mais utilizado em todo o mundo, e o preferido dos brasileiros para a troca de mensagens. Ou seja, ele está instalado em 99% dos nossos smartphones, e 93% das pessoas afirmam usá-lo todos os dias.
Assim, os dados mostram uma abrangência quase absoluta do WhatsApp , que se hoje é parte essencial do nosso dia a dia, não pode ser desprezado quando o assunto é negócio. Afinal, com o tempo, mais e mais pessoas vêm utilizando o aplicativo para vender e comprar.
Sabemos que para atrair clientes é preciso oferecer facilidades. Por isso, o canal de comunicação mais popular entre os brasileiros se tornou um fiel aliado das empresas.
Por isso, de olho nessa tendência, o
WhatsApp lançou a sua versão
Business , passando a compor o
processo de vendas de pequenas, médias e grandes empresas, dos mais variados setores.
Segundo uma pesquisa da
Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) , o
WhatsApp Business foi usado por 84,7% dos empresários em 2019. Mas esse é apenas o dado mais recente, que provavelmente subiu de patamar nos últimos tempos.
E a razão é simples…
Além do contexto da pandemia, que generalizou o
inside sales , as funcionalidades do aplicativo permitem uma série de conveniências no relacionamento com os clientes, com bons resultados para as empresas.
Portanto, o sucesso do
WhatsApp Business é compreensível quando pensamos na sua presença massiva, o que ganhou novos significados com a pandemia. Mas não só isso. Afinal, o aplicativo se tornou o que é também por suas
virtudes.
Agora, com uma conta comercial, é possível criar um perfil mais detalhado, com dados de serviço, ofertas, links, etc., servindo como um
cartão de visita para o cliente. Assim, os usuários podem saber que estão em contato com uma empresa.
Por outro lado, a interface também traz recursos exclusivos, como a possibilidade de
automatizar o atendimento . Por exemplo, com uso de mensagens inteligentes, que poupam o vendedor de reescrever a mesma resposta para perguntas recorrentes, ou criar uma mensagem de apresentação.
Ou seja, uma funcionalidade pode evitar a evasão de potenciais clientes, considerando o imediatismo dos novos consumidores.
Além disso, as conversas via
WhatsApp promovem a troca de diversas mídias (fotos, áudios, vídeos, arquivos, etc.), algo impossível ao telefone ou pelo menos mais burocrático em outros canais semelhantes, como os
chats.
Acima de tudo, o aplicativo facilita a vida dos vendedores, que contam com um recurso especialmente útil, as etiquetas . Com elas, podemos usar marcadores customizáveis de contatos e mensagens. Isso permite organizar as conversas de acordo com o funil de vendas , facilitando o acompanhamento dos leads.
Nesse sentido, a
versatilidade é uma das virtudes do aplicativo, que se mostra eficiente em todas as etapas do funil, da prospecção ao pós-venda. Isso se deve à
flexibilidade na relação tempo-resposta que ele oferece.
Ou seja, no
WhatsApp , as conversas podem ser tanto
síncronas como
assíncronas . Enquanto uma possibilita atender as urgências de um cliente, a outra mantém o vendedor em contato com muitas pessoas ao mesmo tempo, qualificando os leads.
Assim, a ambivalência da comunicação via WhatsApp otimiza o trabalho do vendedor e garante a conveniência do cliente, que pode responder no tempo dele.
Dessa forma, uma vez definida a sua estratégia, o
WhatsApp Business só tende a melhorar a performance do seu negócio. Isso porque, além de facilitar a vida dos vendedores, ele também oferece algumas métricas de análise para os gestores.
Por isso, o app funciona tanto para o
varejo como para os negócios
B2B . Ou seja, independente do quão complexa for sua venda, o uso do
WhatsApp fará sentido em alguma etapa do funil, senão em todas elas.
Mas atenção! Porque apesar do aplicativo poder ser um facilitador para impulsionar suas vendas, ele também pode ser usado de forma inconveniente com potenciais clientes. Por isso, antes de usá-lo nos negócios é importante se certificar sobre o seu público-alvo, isso será determinante na sua
abordagem.
Conclusão? Em suma, o
WhatsApp caiu no gosto dos brasileiros e se tornou a ferramenta comercial mais popular entre nós.
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