Saber como abordar um cliente pela primeira vez é uma das técnicas de vendas que você precisa dominar para vender seus produtos e serviços e parar de receber ‘tututu’. O segredo está no começo e vamos te dizer por que e como, confira!
Afinal, como abordar um cliente da melhor maneira possível por telefone? Quais técnicas utilizar? O que não pode ser esquecido?
No blog da
Estude Vendas , temos focado muitos dos textos em grandes gargalos de mercado atuais, dentre eles a prospecção ativa.
Já falamos sobre
Dicas de Vendas por Telefone ,
Prospecção Ativa e
O que é Prospectar . Mas como realizar o primeiro contato? Como abordar o cliente de forma que ele escute o que tenho a dizer e se interesse pelo produto?
Perder um cliente por uma abordagem ruim não é opção, na prospecção ativa
Você deseja muito falar com o João, da empresa Imaginária.
Naquela manhã de segunda-feira, você disca o telefone, chama, chama, chama e alguém atende.
“Alô, quem fala?” , você diz.
“João. Com quem deseja?” ele responde.
Feito.
O grande objetivo da prospecção ativa foi concretizado: a pessoa com quem você queria falar atendeu o telefone. Após diversas tentativas, dois emails, um contato via Linkedin, e tudo isso sem sucesso.
“João… Aqui é o José da empresa Não-Existente. Nosso negócio vende softwares relacionados ao mercado de tecnologia e gostaria de falar um pouco mais sobre o que fazemos e todos os nossos planos, pois com um plano básico que posso dar desconto, você consegue ainda hoje assinar a nossa solução, e…”
“Tu-tu-tu…” (telefone desligado)
Parece familiar? Um trabalho enorme para conseguir este alô, e uma comunicação não-assertiva fizeram tudo ir por água abaixo.
Uma métrica muito importante para vendas é o
CAC , o famoso
Custo de Aquisição do Cliente.
Muitas vezes, pelo tempo gasto na prospecção ativa, o CAC para este tipo de cliente tende a ser muito maior, diferente de um
lead Inbound , por exemplo.
Sem contar que, por consequência, o ciclo de vendas pode ser maior: o cliente nunca ouviu falar de você ou da sua empresa. Há toda uma educação necessária.
Sem pressão, mas errar na abordagem de um cliente que não te conhece não é uma opção. É o mínimo a ser feito.
Antes de irmos direto às dicas práticas de como abordar um cliente pela primeira vez, quero compartilhar duas histórias com você.
Uma grande consultora de vendas que tive, uma vez tratou sobre a relação do medo com uma venda, e perguntou:
“Você tem medo de quê? De algum inseto? Do escuro? Da morte? Não importa! Entenda qual seu medo, trate ele como um limite e pense em maneiras de desenvolvê-lo”.
Em vendas (principalmente para vendedores novos) a tendência é ter medo do desconhecido:
“O que este lead vai falar? O que vai pensar? E se atender? Se não atender? Se não gostar?”
Portanto, a confiança e a preparação são fundamentais para o sucesso em uma prospecção ativa. Um ‘não’ pode acontecer, no pior dos casos, mas precisa se tornar uma exceção para que você entenda como abordar um cliente.
Recordo de uma história de um repórter que tinha o sonho de entrevistar o Papa João Paulo II. Procurou, de todas as formas, achá-lo em sua visita para o Brasil, e por um milagre ao subir uma escada e, ao ser chamado, o Papa se virou e atendeu o repórter, que completamente nervoso, podendo fazer perguntas incríveis (tantas das quais sonhou por anos), fez a pergunta:
“Qual a emoção de estar no Brasil?” , tornando sua única chance um fracasso.
O ‘alô’ de um cliente via prospecção ativa, muitas vezes, é sua única chance de transformá-lo em uma venda.
Por isso, na publicação de hoje, trago 6 dicas práticas para que você entenda como abordar um cliente que ainda não te conhece.
Como você já percebeu, abordar um cliente é um trabalho fundamental para garantir o seu interesse e uma oportunidade de venda, não deixando que a chance escape pelos seus dedos.
Por isso, aí vão 6 dicas práticas sobre como alinhar o seu discurso de vendas com o tempo do cliente e avançar do ‘alô’ no seu funil de vendas!
Sei que aqui o objetivo não é tratar da pré-ligação, e sim da abordagem do cliente em si. Não me mate!
Mas reitero:
entender o objetivo daquela ligação se torna algo muito importante, afinal, isso pode mudar tudo.
Perguntas que você deve fazer a si mesmo para entender o objetivo da ligação:
São diversos objetivos. Escolha um, pois em uma ligação sem objetivo, qualquer tipo de abordagem serve, e isso não é nada legal em vendas.
Estar confortável é estar fazendo o que é natural para você.
Ouvi em uma palestra, certa vez, que o “ser humano é como um cão farejador”, ou seja, consegue sacar muitas coisas, inclusive o nervosismo ou a falta de foco em uma venda.
Por isso, nunca esqueça:
Em resumo: nunca vi pessoas confiando em vendedores que se mostram nervosos em uma ligação . (e muitas vezes isso é o grande fator que diferencia vendedores ‘Senior’ de ‘Junior’, sabia?)
Hoje em dia, as redes sociais permitem que você consiga conhecer um pouco mais sobre o seu cliente ou público alvo antes de passar a mão no telefone e realizar uma abordagem direta.
Isso vai ajudar você no ponto que citamos anteriormente, o
‘rapport’ . Você precisa gerar confiança de acordo com o perfil da pessoa, entendendo isso pelo que você viu e prestando atenção no tom de voz (algo que vamos abordar em um tópico mais a frente. Não adianta ser mais descontraído com clientes muito sisudos, nem pragmático demais com clientes mais ‘easygoing’.
Dedique alguns momentos de observação a esses pontos para saber como abordar esse cliente específico pela primeira vez. Não é garantia de acerto, mas as suas chances de criar relacionamento crescem em 70%.
Uma venda não precisa ser feita frente a frente para contar com o sorriso de um vendedor.
Falar com um sorriso cria uma mudança no tom de voz de um vendedor, e isso tranquiliza o ouvinte.
Duvida? Então experimente gravar uma frase não-sorrindo e novamente grave a mesma frase sorrindo, aí você vai entender do que estou falando.
Não dou aqui uma dica específica como: “O tipo de voz X dá certo e o Y não dá.”, pois isso depende muito de venda para venda.
O importante sim, é entender exatamente com quem se está falando para aplicar pontos como: volume de voz; tom de voz; velocidade; dentre outros.
Não é porque você fechou uma grande venda em 5 minutos, falando em uma velocidade relâmpago aquela vez, que isso vai se aplicar em toda ligação. Seu tom de voz é importantíssimo na hora de saber como abordar um cliente.
Esse ponto é tão óbvio para entender como abordar um cliente quando estamos falando de uma venda consultiva que quase o exclui da lista.
Vender não é simplesmente saber se comunicar. Vender é ouvir bem e adequar o que ouviu em sua solução.
Portanto, por mais de que se trate de uma abordagem em um cliente que te desconhece, lembre que as perguntas podem ser o grande diferencial para o seu objetivo dar certo.
Recomendo o Manual: Etapas do Processo de Vendas que exemplifica este ponto na prática.
Se mantenha positivo!
Uma maneira menos “vendedora” de manter uma abordagem de vendas mais leve é ter uma linguagem positiva na ligação, utilizando palavras como:
Ser educado, honesto e personalizar a ligação de acordo com a perspectiva do cliente é algo muito legal, além de sempre chamar o cliente pelo nome , é claro!
Você alcançou o seu objetivo, qualquer que seja? Perfeito, mas agora a hora é do fechamento desta ligação de abordagem.
Não desista de realizar uma ótima ligação na parte final. Aqui a dica é:
seja claro e revise o que foi falado.
Não esqueça de certificar se está tudo certo, em uma pergunta como: “Há algo que eu tenha esquecido ou que não ficou claro que você tenha lembrado?”.
E, é claro: agradeça pelo tempo e pela atenção. Uma prospecção ativa conta com um cliente que não precisava atender a ligação, portanto, reconhecer isso é uma dica de ouro!
Realizar uma boa abordagem com um cliente pela primeira vez, que não te conhece, em prospecção ativa é um grande desafio, mas saber como abordar um cliente também conta com a prática.
Comece realizando a abordagem e vendo quais dessas 6 dicas você poderia alavancar e melhorar para a próxima ligação. Com certeza valerá a pena e você vai se destacar nos negócios ou na sua equipe de vendas!
Mas se você precisa de ajudar para estruturar a sua prospecção ativa e para estruturar um script de vendas matador para abordar clientes, converse com um consultor da Estude Vendas:
Quer saber mais sobre gestão comercial e vendas? Visite o site da Estude Vendas