3 métodos para prospectar clientes sem depender de indicações (com videoaula gratuita)

Nas últimas semanas, venho trazendo uma série de publicações e videoaulas sobre prospecção ativa. Já expliquei como funciona o processo de prospecção e sobre como você pode prospectar clientes gerando listas de indicações.

Hoje, te conto outra maneira de prospectar clientes. Dessa vez, para aqueles que não conseguem gerar listas por indicações ou para quem quer mais uma alternativa na hora de gerar o combustível da sua prospecção ativa.

Você irá conhecer três métodos de prospecção do clientes. Dois deles pagos e um gratuito. Confira:

Perdeu as últimas aulas?

  1. Prospecção ativa: porque fazer, estudos de caso e método padrão
  2. Captação de clientes por indicação: como gerar leads qualificados de graça 

Método 1 – Dados públicos

O primeiro método para prospectar clientes serve tanto para você que vende para pessoa física quanto para você que vende para pessoa jurídica.

Ele se baseia no seguinte princípio: todas as empresas que operam no Brasil, assim como todos os trabalhadores, precisam ter um cadastro no governo. E esse cadastro é rico em informações muito valiosas na hora de prospectar clientes. Afinal, esses dados podem ser cruzado com os do seu cliente ideal.

Essas informações são públicas, mas existem empresas como o Bankscore e o Serasa que varrem esses dados e os segmentam em listas precisas de acordo com o que você precisa.

No caso dos clientes empresariais, as segmentações podem ser em:

  • Faturamento
  • Número de funcionários
  • Segmento de atuação
  • Localização

Então se por exemplo, você vende para empresas de produtos de limpeza, com um número de funcionários entre 100 e 200, que fica na região Sudeste, você consegue uma lista precisa de quem deve contatar.

No caso de pessoa física, você consegue encontrar dados de trabalhadores CLT. Entre eles estão:

  • Cargo
  • Remuneração
  • Localização

Ou seja, se você vende para gerentes de marketing que moram em São Paulo e ganham até 10 mil reais. Esse método é para você.

A desvantagem de prospectar clientes utilizando esse método é que ele é um método pago. Então você precisa investir para ter acesso as listas.

Método 2 – Através da tecnologia

Esse método serve para quem quer prospectar clientes empresariais que tem uma presença online.

Existem empresas, como a Builtwith e a SimilarWeb, que conseguem mapear os sites na internet e dizer quais tecnologias esses sites usam.

Mas como você vai usar isso para prospectar clientes? Pense comigo: você possui uma agencia de marketing e quer oferecer seus serviços para que empresas melhorarem sua presença online. Com esse recurso, você consegue identificar quais empresas usam ferramentas de marketing em seus sites. Aí basta entrar em contato com a empresa e oferecer seu trabalho, afinal você já sabe que eles investem dinheiro na sua área de atuação.

Esse recurso também é ótimo para você prospectar clientes que utilizem serviços de alguma empresa concorrente a sua. Assim, você pode entrar em contato com os clientes dos seus concorrentes e mostrar que sua solução supera a que eles utilizam agora.

Assim como o método número 1, esse método tem a desvantagem de ser um método pago.

Método 3 – Google

O Google é o maior gerador de leads do mundo. E o melhor: ele é gratuito.

Todos os sites e todas as informações que existem online podem ser encontradas lá. Então porque não utiliza-lo para gerar suas listas de potenciais clientes?

Utilizar o Google para prospectar clientes é simples. Você vende para redes de hotel? Pesquise por hotéis no Google. Vende para empresas de produtos de limpeza? Busque por elas no Google.

Duas dicas que ajudam muito na hora de pesquisar são:

  • Utilize aspas – quando você pesquisa palavras ou termos entre aspas, o Google te da a resposta pelo termo exato que você pesquisou. Então pense nas palavras chaves e termos exatos que seu cliente ideal utiliza.
  • Utilize o Worth Of Web – O Worth Of Web é um site que te da várias informações sobre outros sites. Você pode utilizá-lo para saber o tamanho dos sites que você prospecta. Assim, consegue encontrar quem está dentro do volume de visitas que seu potencial cliente deve ter.

A desvantagem de utilizar o Google para prospectar clientes é o fato de que você terá que fazer o trabalho de forma manual. Ou seja, você tem que pesquisar e segmentar para gerar suas listas, o que precisa de tempo e dedicação. Uma alternativa é automatizar esse processo com um robô gerador de leads. A Estude Vendas oferece esse robô. Você pode conhecer mais sobre isso entrando em contato clicando aqui.

Como prospectar clientes de maneira efetiva

Agora que você conhece os três métodos de prospectar clientes e gerar listas de potenciais clientes. Mas qual deles encaixa melhor no seu negócio?

Antes de definir qual método utilizar, você precisa refletir sobre seu cliente ideal. Seja criterioso e reflita: como é seu potencial cliente? Qual o volume de funcionários no caso de empresas? Onde ele está localizado? Ele utiliza alguma tecnologia? Etc.

Apenas com isso bem estabelecido, você irá conseguir definir qual o melhor método para prospectar clientes. Em alguns casos, nenhum desses métodos é o melhor a ser utilizado.

Se você quer encontrar seu cliente ideal e vender mais, a Estude Vendas pode te ajudar com com a implementação de um processo de prospecção na sua empresa e com a definição do melhor caminho para buscar clientes. Converse com a gente:

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