Este artigo é fruto de uma parceria entra a
Estude Vendas e a binds.co
A pesquisa de satisfação é uma ótima ferramenta para a sua empresa fortalecer a base de clientes. Isso acontece porque,
quando você compreende a opinião do cliente, consegue criar ideias para melhorar os seus produtos e serviços e conquistar, cada vez mais, o coração do seu consumidor!
Além disso, as pesquisas de satisfação são excelentes oportunidades para você transformar clientes em promotores do seu negócio. Ou seja, são meios efetivos de
torná-los cada vez mais defensores da sua marca. Consequentemente, você vende muito mais e aumenta a lucratividade do seu negócio.
Portanto, no artigo de hoje, gostaríamos de apresentar melhor esse assunto. Nas linhas abaixo, convidamos você a aprender mais sobre uma pesquisa de satisfação, e sobre as vantagens de aplicá-la no seu negócio.
Como o nome sugere,
a pesquisa de satisfação
é um questionário enviado para o seu cliente em um determinado momento para conferir a opinião sobre alguns pontos. Por exemplo, a marca, o atendimento, a qualidade do produto, a limpeza do espaço, a organização, a logística, o pós-vendas etc.
Em outras palavras, uma pesquisa de satisfação é uma oportunidade para conhecer melhor o seu cliente! E, mais ainda, é uma ferramenta importante para identificar oportunidades de melhoria nos seus produtos e serviços.
Primeiramente, se a sua empresa ainda não utiliza a pesquisa de satisfação como base para criar um excelente planejamento estratégico, é bem possível que você esteja perdendo tempo e dinheiro! Afinal, existem diversos benefícios de investir nesta técnica, tais como:
Então, se você está pensando que criar uma pesquisa de satisfação, este é o momento. E, se você pensa que será uma tarefa complexa, fique tranquilo! Vamos mostrar que é muito mais simples do que você imagina! Vamos lá?
Se a sua empresa já sabe que tem algumas dificuldades e quer confirmar isso com os seus clientes, saiba que você pode criar uma pesquisa personalizada do zero. Dessa maneira, você pode
mapear quais são os pontos que você precisa analisar , além de incluir perguntas voltadas para esses fatores. Por exemplo, para um questionário de experiência de compra em loja, você pode perguntar:
Contudo, se você não quiser criar uma pesquisa de satisfação do zero, saiba pode você pode desfrutar de inúmeros modelos prontos existente em plataformas, como a
binds.co
. A partir desses modelos, você terá uma série de formatos prontos que podem ser facilmente personalizáveis. Veja um exemplo:
O
método NPS é um dos modelos mais utilizados pelas empresas, por ser um questionário simples, rápido, e eficaz. Para executá-lo, você precisa enviar apenas a
pergunta definitiva para o público, como:
E você ainda pode inserir uma segunda pergunta, como “Gostaria de compartilhar o motivo de sua avaliação?”, para que o cliente descreva as principais razões, e sua empresa consiga se aprofundar e agir em cima da
raiz das avaliações.
Na sequência, conforme a resposta e a nota fornecida por cada cliente, você pode classificá-los em grupos, tais como:
Depois que você tabular essas respostas, você irá calcular o
NPS
(Net Promoter Score, ou Pontuação do Promotor de Rede) da sua empresa. O NPS é uma métrica desenvolvida para medir o grau de satisfação e lealdade de clientes com sua empresa ou marca, e possibilita que ela seja classificada em zonas distintas:
Bom, agora que você aprendeu o que é, qual é a importância e viu que as pesquisas de satisfação são ótimas alternativas para avaliar o grau de lealdade do seu público, apresentaremos algumas dicas para aplicar no seu negócio. Vamos lá?
Imagine que o cliente comprou um celular na sua loja. Se você enviar uma pesquisa de satisfação avaliando a compra depois de 30 dias, certamente, as chances de que ele sequer se lembre como foi a compra são muitas.
Por isso, é
importante falar com o cliente no momento certo! Além disso, saiba que você não precisa investir, unicamente, em uma pesquisa só. Você pode criar diversos questionários e programá-los para envio em datas distintas. Por exemplo:
Leia também: Gestão de tempo e Organização.
Se você tem muitos clientes e muitos questionários, enviá-los diretamente do seu e-mail não parece muito interessante, não é? Afinal, de nada vai adiantar apenas enviar o questionário, se você não conseguir mensurar os resultados, certo? Sendo assim, é interessante investir em uma plataforma de pesquisa de satisfação, como a
binds.co, que permita:
Finalmente, é importante que os seus clientes sintam-se valorizados ao responder a sua pesquisa.
Por isso, uma estratégia interessante para estimulá-los a responder é oferecer algum brinde ou desconto
na próxima compra.
Dessa maneira, além de fazer com que o cliente responda à sua pesquisa, você ainda cria uma estratégia de fidelização. Afinal, nada melhor do que receber um presente exclusivo ou mimo de uma loja querida, não é mesmo?
Utilizar pesquisas de satisfação é, então, um bom caminho para conhecer e fidelizar seus cliente! O que você achou? Você aplica pesquisas de satisfação na sua empresa? Achou essas dicas úteis? Deixa um comentário com a sua opinião! E, claro, se você quer se apropriar melhor dessa ferramenta, entender melhor as vantagens de uso das pesquisas de satisfação, fale com um dos consultores da Estude Vendas. E, se você quer entender melhor as plataformas para otimizar o uso dessas pesquisas, fale com um consultor da binds.co. De qualquer maneira, você está bem amparado por alguém que quer ver seu negócio crescer!
Até a próxima!
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