Pessoas, processos e tecnologia. Esses são os três pilares para que vendas consigam atingir seus resultados e objetivos ao longo do caminho, como já trouxemos em diversos artigos aqui no
blog Estude Vendas. Contudo, quando falo da parte de tecnologia, que pode sustentar de forma saudável as pessoas e os processos, falo também de ferramentas de vendas. Mas antes de chegar com um listão com as principais ferramentas de vendas disponíveis no mercado, gostaria de me aprofundar também no objetivo de utilização de cada uma delas.
Por isso, a seguir seguem formas de utilização de algumas ferramentas de vendas, e claro, indicadas a dedo.
Inside Sales , ou Venda Remota, é um mundo novo recheado de novidades e particularidades.
Por isso, recomendo duas ferramentas que podem auxiliar muito neste aspecto. Por coincidência, duas startups de Florianópolis, a Ilha do Silício.
Ter maior controle de um processo de vendas é um sonho para muitos. A
Meetime veio para isto. Através de um software simples, mas efetivo, com pontos como gravação de ligações, integração com CRM, métricas de ligação e também ligações por dentro da plataforma, a ferramenta apresenta vários diferenciais.
Quem usa, gosta.
Já a
Exact foca em acelerar as vendas através de inteligência comercial. Gerou muito lead e não sabe o que fazer? Essa ferramenta de vendas faz com que equipes de pré-vendas extraiam informações ricas para qualificação de leads.
Uma expressão que tenho para a Exact Sales é “uma organização da casa”, pois ajuda muito em empresas que estão iniciando.
Primeiramente, um CRM (
Customer Relationship Managment , ou gerenciamento do relacionamento com clientes) é o centro de um processo de vendas. Dessa forma, ele precisa facilitar o fluxo de trabalho e estar integrado ao caminho anterior, normalmente por meio de uma ferramenta de Marketing.
Uma avaliação cuidadosa, pensando no médio-longo prazo, vale muito a pena. Não escolha um CRM que irá suprir, quem sabe, alguns meses sua empresa, mas sim um que irá ser uma poderosa ferramenta de vendas para o futuro de seu negócio.
Em vendas, mais que nunca, tempo é dinheiro! Por isso, um CRM que reduza as tarefas manuais e pesadas pode, sem dúvida, fazer uma empresa crescer.
O
Pipedrive , amplamente utilizado, ajuda a reduzir a sobrecarga administrativa com o recurso de automação de fluxo de trabalho. Sou suspeito para falar, pois foi o que mais utilizei na carreira, e até hoje utilizo até mesmo no registro de informação de contatos.
Além disso, outro ponto positivo é a seção Progresso, que traz painel, relatórios e metas de forma simples, que podem ser personalizados à maneira do gestor.
Nem preciso falar muito sobre esses caras. Líderes de mercado e referência quando se fala em CRM.
Como pontos positivos, cito a facilidade em personalizar e as inúmeras integrações – inclusive de dados, a partir de ferramentas que não falam diretamente entre si.
A
Hubspot oferece ferramentas poderosas para otimização e automação de vendas, afinal, de forma natural se integra com sua solução de Marketing também.
A visualização clara do funil de vendas, que associa de forma simples contatos, negócios, contratos e compromissos no funil é um ponto a ser levado em consideração.
Quer gastar menos? Então fale com o
Moskit.
Esse CRM é uma ferramenta poderosa de vendas, voltado a pequenas e médias empresas, mas que tem uma usabilidade voltada ao gestor que está iniciando uma operação mais organizada de vendas.
Além disso, como disseminadores de conteúdo desse mercado, é sempre bom acompanhar os materiais e conteúdos de vendas que eles compartilham. São ótimos insights e reflexões bastante estimulantes para equipes de vendas que desejam bater metas.
Aumentar a produtividade é, por consequência, aumentar o desempenho dos vendedores.
Por isso, ferramentas de vendas que têm como principal diferencial a produtividade podem auxiliar em diversos pontos, tais como: integração de ferramentas; sincronização em tempo real de informações; responsividade para mobile ; e claro, baseado em nuvem.
Melhor forma de padronizar as ferramentas de produtividade não há.
O
Google Suite for Business é o conjunto de ferramentas gratuitas que pode ser escalado para planos pagos em recursos mais avançados.
Ah, lembrando: provavelmente seus leads , prospects e clientes também estejam trabalhando com as ferramentas da Google . Portanto, isso dá à sua equipe de vendas um amplo alcance, para se comunicar diretamente com qualquer um desses grupos.
Esse
software veio para facilitar a rotina de quem vê nos problemas de comunicação interna um desafio para a empresa. Em outras palavras, é como um
WhatsApp corporativo.
Que tal resolver um problema, comunicando-se individualmente ou em massa, com uma mesma ferramenta? Enviar imagens, PDFs, e afins, tudo com um layout simples e intuitivo?
O Slack tem uma versão freemium que pode ser utilizada tranquila e efetivamente por um bom tempo, dependendo do número de usuários da sua empresa, antes de partir pra versão paga. Então vale o teste!
Cansado do
Skype ? Pois é.
Essa ferramenta de videoconferência veio para simplificar de forma rápida e prática – sem instalação – o mercado. Além de todas as facilidades, ele permite, na sua versão paga, que cada vendedor tenha sua própria sala com um link específico, e até gravar a chamada, se for o caso.
O quê? Você não se importa muito com o treinamento de seus vendedores a ponto de contratar uma ferramenta? Hora de repensar sua estratégia.
Por exemplo, como um time de futebol, seu time de vendas precisa treinar constantemente, além de outras questões como a diferença de um time em rampeamento (novatos que não tem a meta cheia) e um time rampeado (quem já tem a meta cheia).
LMS ( Learning Management System , ou sistema de gerenciamento de aprendizado) é o nome que se dá para uma plataforma de aprendizagem online, você sabia? Ou seja, pode ter certeza que no mercado existem boas ferramentas de vendas que podem auxiliar no aprendizado e treinamento dos seus times.
A
HeroSpark é uma união entre as antigas
Edools e
Eadbox.
A solução permite um site profissional com domínio e layouts personalizados. Já imaginou criar treinamentos e capacitações de vendedores numa plataforma como essa?
Além disso, ela traz a possibilidade de ter indicadores básicos, legais para começar a entender os detalhes dos alunos e o desempenho nos cursos em questão.
Por fim, o
Clickmeeting é uma plataforma voltada para
webinars.
Uma coisa que aprendi é que não necessariamente
webinars são aqueles feitos pelo Marketing para gerar leads, mas significam todas as videoconferências de um para muitos.
Focado em aprendizado à distância, o
Clickmeeting é uma ferramenta simples com profundidade em indicadores de negócio.
Contudo, é importante lembrar: o suporte e atendimento são feitos por uma equipe fora do Brasil. Se isso for impeditivo, é importante reconsiderar.
E no seu caso: quais ferramentas de vendas você poderia recomendar e por que? Conta para gente nos comentários! E, se você quer entender melhor como otimizar seu negócio, antes de optar por uma dessas ferramentas? Chame um dos nossos consultores. Estamos juntos nessa!
Até a próxima!
Quer saber mais sobre gestão comercial e vendas? Visite o site da Estude Vendas