As dinâmicas para equipe de vendas são muito importantes para aumentar o seu time e acertar nas contratações. Descubra neste artigo as melhores dinâmicas de grupo em vendas e aprenda a recrutar os profissionais certos para a sua empresa.
Comecemos este artigo imaginando uma situação:
Sua empresa está crescendo e você nota que é hora de contratar mais vendedores. Parabéns! Mas… você lembra que as últimas duas contratações vieram desalinhadas (seja por valores ou por competências).
“Preciso aperfeiçoar o processo seletivo para contratação em vendas.” Esta é a primeira frase que vem à sua cabeça, certo?
O que aprendi durante alguns anos contratando vendedores de forma contínua é o seguinte: para encontrar o vendedor adequado para sua equipe, nada melhor que testar através da parte prática. Para isso, existem as dinâmicas de vendas.
Aqui vamos falar sobre as
5 melhores dinâmicas de grupo para contratação de vendedores.
Mas antes de irmos diretamente às dinâmicas de vendas, vamos explorar alguns pontos importantes na construção desses processos seletivos para vendedores, explorando o conceito sobre as dinâmicas de grupo através de uma teoria que é fundamental que seja levada em conta.
No final do século XX, três professores resolveram trazer um novo método de aprendizagem chamado 70:20:10.
A teoria dos pesquisadores McCall, Eichinger e Lombardo diz o seguinte:
Simplificando e trazendo para o mundo de vendas, isso quer dizer que um vendedor aprende mais vendendo e recebendo feedbacks de pontos positivos e pontos a melhorar. Pois, se ele aprende vendendo, a pergunta que precisamos fazer é:
“Como trazer ao meu processo seletivo o máximo de ações relacionadas ao que o vendedor vai viver na prática, caso seja contratado?”
Além disso, te digo por experiência própria: já montei processos seletivos que traziam quase tudo (valores, testes escritos, conversas informais etc.) mas que pecavam muito quando o assunto é a vivência, ou seja, a venda.
A solução para não trazer vendedores desalinhados com o potencial relacionado às competências foi as dinâmicas de grupo específicas para vendas.
As dinâmicas de grupo para vendedores possuem diversas vantagens que vão permitir você a enxergar e quantificar habilidades que outros testes não conseguem (experiência empírica e teórica!).
Dentre essas vantagens, posso citar:
Quero me aprofundar no último ponto, pois traz uma relevância bem bacana!
Muitas empresas trabalham, seja em processos seletivos ou para vendedores que já estão atuando com o conceito de
scorecard . Um
scorecard consiste em um documento simples que traz pontuações para o vendedor.
Exemplo: o vendedor fará uma simulação de vendas (
Role Play – veremos em seguida) e será avaliado em 5 diferentes pontos. Cada 1 dos pontos tem peso igual e valem nota 2.
Como um grande amigo diria:
“As métricas são como uma pessoa a mais em um processo seletivo.
Elas dão uma opinião totalmente relevante”.
É o tal de
People Analytics que é tão falado hoje em dia. Interessante, né?
Agora, podemos ir à parte que mais interessa: as 5 dinâmicas para vendedores mais efetivas que vivi e aplico para a contratação de bons vendedores e que podem te ajudar:
Este é um dos modelos mais comuns, especialmente em startups. O esquema é: enviar um roteiro para o candidato de alguma situação específica de vendas, com alguma história envolvida e o exemplo de um cliente real. O gestor faz o papel de lead/cliente e o candidato de vendedor.
Pontos importantes para serem incluídos no roteiro:
Importante : não espere que o candidato irá responder, na call, todos os detalhes possíveis de seu produto/serviço. Pense em algo básico, porém bem feito, para quando ele virar um dos membros da equipe, conseguir realizar os treinamentos. É uma dinâmica!
Lembro de uma cena que gosto muito do filme “Lobo de Wall Street”. Jordan Belfort e seus amigos estão sentados em um café, e Jordan fala:
“E esta caneta? Me venda ela!”
Então, Brad, um sujeito pra lá de estranho, pega a caneta e fala:
“Faça-me um favor: escreva seu nome nesse guardanapo.”
E Jordan responde:
“Eu não tenho caneta.”
“Exatamente: demanda e abastecimento, amigo”.
Essa foi uma simulação surpresa, ou seja, não declarada. Brad não sabia que esse desafio ocorreria, apesar de ter se safado e ido bem!
Não creio que se descubra o melhor vendedor do mundo, ou alguém muito fraco tecnicamente com isso, mas dá para se ter uma ideia de pontos relacionados a: adaptabilidade; criatividade e técnicas principalmente.
Portanto, que tal experimentar fazer a seguinte pergunta:
“Ah, então você gosta de samba? E complementar:
Me venda um ingresso para o show do seu grupo favorito!” , ou que faça mais sentido para a sua realidade e sua vaga.
Essa dinâmica, implementei na primeira parte do processo seletivo, e é uma das 5 questões de um teste técnico.
Ela diz:
Agora é hora de testar sua comunicação.
Envie um áudio de até 80 segundos por whatsapp (1min20seg) para o celular: (xx) xxxxx-xxxx (que pertence a um lead chamado Lui) em que você deve vender o último aplicativo que você baixou em seu celular.
Você deve agir como se fosse o vendedor da empresa em questão, mas lembre-se: trata-se de uma Venda Consultiva. Mais espontaneidade e menos textos decorados
🙂
Ex: o último aplicativo foi o Facebook.
“Olá Lui, tudo bem? Aqui é o FULANO do Facebook. Gostaria de contar rapidamente sobre os benefícios que o Facebook teria em seu dia a dia […]”
Serão avaliados pontos de:
Tem dado muitos resultados positivos.
Alguns perfis, definitivamente, não são perfis comunicadores e perfis de vendas.
Um áudio fraco, somado com um teste técnico fraco, são motivos para eliminação do candidato. E pelo contrário: um áudio bom, com um teste técnico bem feito, trazem pontos muitos positivos e avançam o candidato para a próxima etapa!
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Você concorda que fazer boas perguntas é parte fundamental de uma venda consultiva? Se sim, que tal observar isso em uma entrevista invertida?
A ideia é o vendedor realizar uma call com algum talento que já faz parte da empresa, com o objetivo de entrevistá-lo, ou seja, realizar perguntas relevantes sobre o dia a dia.
Gosto bastante dessa dinâmica de venda, pois com ela, fica muito claro questões relacionadas a: energia em call; capacidade de formular perguntas; interesse na empresa; dentre tantos outros pontos.
Dou cerca de 20 minutos como limite, e discuto posteriormente com o talento nossas impressões sobre o candidato e o potencial que teria para desenvolver competências dentro do time de vendas ou não.
O “paredão” consiste em juntar de 3 a 5 talentos que já trabalham na empresa, de preferência em diferentes áreas.
Essas pessoas irão realizar perguntas ‘fora da caixa’ para o candidato, como:
Acreditem em mim: apesar de um processo seletivo bem encaixado, já eliminei candidatos no ‘paredão’ com perguntas desse tipo. Descobri que o candidato “trabalhava para bancar a vodka do fim de semana; e de algum dias da semana também!”.
Sim, isso aconteceu. O ‘paredão’ consegue desconcertar ou exprimir verdades de uma forma única e extrovertida, permitindo que você conheça melhor todos os participantes através dessa dinâmica.
Ou acha que é necessário melhorar?
Dinâmicas de vendas certamente podem colaborar positivamente para trazer mais assertividade para as suas contratações e colocar em prática ao menos alguma dessas dicas, já pode ser um bom caminho, faça o teste!
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