5 dinâmicas para vendedores para não errar na contratação

Lui Holleben • 26 de julho de 2020

As dinâmicas para equipe de vendas são muito importantes para aumentar o seu time e acertar nas contratações. Descubra neste artigo as melhores dinâmicas de grupo em vendas e aprenda a recrutar os profissionais certos para a sua empresa. 

Comecemos este artigo imaginando uma situação:

Sua empresa está crescendo e você nota que é hora de contratar mais vendedores. Parabéns! Mas… você lembra que as últimas duas contratações vieram desalinhadas (seja por valores ou por competências).

“Preciso aperfeiçoar o processo seletivo para contratação em vendas.” Esta é a primeira frase que vem à sua cabeça, certo?

O que aprendi durante alguns anos contratando vendedores de forma contínua é o seguinte: para encontrar o vendedor adequado para sua equipe, nada melhor que testar através da parte prática. Para isso, existem as dinâmicas de vendas.

Aqui vamos falar sobre as 5 melhores dinâmicas de grupo para contratação de vendedores.

Mas antes de irmos diretamente às dinâmicas de vendas, vamos explorar alguns pontos importantes na construção desses processos seletivos para vendedores, explorando o conceito sobre as dinâmicas de grupo através de uma teoria que é fundamental que seja levada em conta.

 

O Modelo 70:20:10 – Uma teoria importante

No final do século XX, três professores resolveram trazer um novo método de aprendizagem chamado 70:20:10.

 

Mas o que é o Modelo 70:20:10?


A teoria dos pesquisadores McCall, Eichinger e Lombardo diz o seguinte:

  • 70% das pessoas aprendem com experiências próprias
  • 20% das pessoas aprendem observando os outros
  • 10% das pessoas aprendem através de treinamentos e cursos

Simplificando e trazendo para o mundo de vendas, isso quer dizer que um vendedor aprende mais vendendo e recebendo feedbacks de pontos positivos e pontos a melhorar. Pois, se ele aprende vendendo, a pergunta que precisamos fazer é:

“Como trazer ao meu processo seletivo o máximo de ações relacionadas ao que o vendedor vai viver na prática, caso seja contratado?”

Além disso, te digo por experiência própria: já montei processos seletivos que traziam quase tudo (valores, testes escritos, conversas informais etc.) mas que pecavam muito quando o assunto é a vivência, ou seja, a venda. 

A solução para não trazer vendedores desalinhados com o potencial relacionado às competências foi as dinâmicas de grupo específicas para vendas.

 

Por que utilizar dinâmicas para vendedores?

As dinâmicas de grupo para vendedores possuem diversas vantagens que vão permitir você a enxergar e quantificar habilidades que outros testes não conseguem (experiência empírica e teórica!).

Dentre essas vantagens, posso citar:

  • Percepção da performance do vendedor em situações práticas
  • Facilitação para entender pontos importantes no mundo de vendas, como criatividade e tato para lidar com situações que podem ser adversas (adaptabilidade);
  • Experimentar novos comportamentos através de simulações;
  • Possibilidade de ter algo quantificado no processo, ou seja, possibilidade de pontuar a performance do vendedor na dinâmica em questão.

Quero me aprofundar no último ponto, pois traz uma relevância bem bacana!

Como quantificar as dinâmicas? Scorecard!

Muitas empresas trabalham, seja em processos seletivos ou para vendedores que já estão atuando com o conceito de scorecard . Um scorecard consiste em um documento simples que traz pontuações para o vendedor.

Exemplo: o vendedor fará uma simulação de vendas ( Role Play – veremos em seguida) e será avaliado em 5 diferentes pontos. Cada 1 dos pontos tem peso igual e valem nota 2.

  • Se o vendedor atinge 10 pontos, fez um Role Play impecável!
  • Se fez 7 pontos, foi bem mas tem algumas coisas a melhorar.
  • Se atingiu 5 pontos ou menos, talvez não seja o vendedor que sua empresa quer contratar no momento.


Como um grande amigo diria:


“As métricas são como uma pessoa a mais em um processo seletivo.

Elas dão uma opinião totalmente relevante”.

 

É o tal de People Analytics que é tão falado hoje em dia. Interessante, né? 

Agora, podemos ir à parte que mais interessa: as 5 dinâmicas para vendedores mais efetivas que vivi e aplico para a contratação de bons vendedores e que podem te ajudar:

 

1. Dinâmica do Role Play (Simulação) de vendas declarada

Este é um dos modelos mais comuns, especialmente em startups. O esquema é: enviar um roteiro para o candidato de alguma situação específica de vendas, com alguma história envolvida e o exemplo de um cliente real. O gestor faz o papel de lead/cliente e o candidato de vendedor.

Pontos importantes para serem incluídos no roteiro:

  • Tempo máximo de call
  • Etapas que candidato precisa passar na call (sem muito aprofundamento ou spoilers), para que ele saiba o caminho que deve seguir
  • No que será avaliado (comunicação? respeitar o tempo? negociação? etc.)

Importante : não espere que o candidato irá responder, na call, todos os detalhes possíveis de seu produto/serviço. Pense em algo básico, porém bem feito, para quando ele virar um dos membros da equipe, conseguir realizar os treinamentos. É uma dinâmica! 

2. Dinâmica do Role Play (Simulação) de Vendas não declarada

Lembro de uma cena que gosto muito do filme “Lobo de Wall Street”. Jordan Belfort e seus amigos estão sentados em um café, e Jordan fala: “E esta caneta? Me venda ela!”

Então, Brad, um sujeito pra lá de estranho, pega a caneta e fala: “Faça-me um favor: escreva seu nome nesse guardanapo.”

E Jordan responde: “Eu não tenho caneta.”

“Exatamente: demanda e abastecimento, amigo”.

Essa foi uma simulação surpresa, ou seja, não declarada. Brad não sabia que esse desafio ocorreria, apesar de ter se safado e ido bem!

Não creio que se descubra o melhor vendedor do mundo, ou alguém muito fraco tecnicamente com isso, mas dá para se ter uma ideia de pontos relacionados a: adaptabilidade; criatividade e técnicas principalmente.

Portanto, que tal experimentar fazer a seguinte pergunta: “Ah, então você gosta de samba? E complementar: Me venda um ingresso para o show do seu grupo favorito!” , ou que faça mais sentido para a sua realidade e sua vaga.

3. Dinâmica do Áudio de WhatsApp

Essa dinâmica, implementei na primeira parte do processo seletivo, e é uma das 5 questões de um teste técnico.

Ela diz:

Agora é hora de testar sua comunicação. 

Envie um áudio de até 80 segundos por whatsapp (1min20seg) para o celular: (xx) xxxxx-xxxx (que pertence a um lead chamado Lui) em que você deve vender o último aplicativo que você baixou em seu celular.

Você deve agir como se fosse o vendedor da empresa em questão, mas lembre-se: trata-se de uma Venda Consultiva. Mais espontaneidade e menos textos decorados 🙂

Ex: o último aplicativo foi o Facebook.

“Olá Lui, tudo bem? Aqui é o FULANO do Facebook. Gostaria de contar rapidamente sobre os benefícios que o Facebook teria em seu dia a dia […]”

Serão avaliados pontos de:

  • Comunicação
  • Persuasão
  • Contextualização
  • Tempo
  • Concisão
  • Criatividade

Tem dado muitos resultados positivos.

Alguns perfis, definitivamente, não são perfis comunicadores e perfis de vendas.

Um áudio fraco, somado com um teste técnico fraco, são motivos para eliminação do candidato. E pelo contrário: um áudio bom, com um teste técnico bem feito, trazem pontos muitos positivos e avançam o candidato para a próxima etapa!

 


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4. Dinâmica da Entrevista Invertida

Você concorda que fazer boas perguntas é parte fundamental de uma venda consultiva? Se sim, que tal observar isso em uma entrevista invertida?

A ideia é o vendedor realizar uma call com algum talento que já faz parte da empresa, com o objetivo de entrevistá-lo, ou seja, realizar perguntas relevantes sobre o dia a dia.

Gosto bastante dessa dinâmica de venda, pois com ela, fica muito claro questões relacionadas a: energia em call; capacidade de formular perguntas; interesse na empresa; dentre tantos outros pontos.

Dou cerca de 20 minutos como limite, e discuto posteriormente com o talento nossas impressões sobre o candidato e o potencial que teria para desenvolver competências dentro do time de vendas ou não.

 

5. Dinâmica do Paredão com talentos do time

O “paredão” consiste em juntar de 3 a 5 talentos que já trabalham na empresa, de preferência em diferentes áreas.

Essas pessoas irão realizar perguntas ‘fora da caixa’ para o candidato, como:

  • Quais são seus hobbies?
  • O que você faz no fim de semana?
  • Se você não gosta de frio, como acordará pra vender numa segunda-feira chuvosa e fria?
  • Você pratica exercícios físicos?
  • Como foi sua primeira venda?

Acreditem em mim: apesar de um processo seletivo bem encaixado, já eliminei candidatos no ‘paredão’ com perguntas desse tipo. Descobri que o candidato “trabalhava para bancar a vodka do fim de semana; e de algum dias da semana também!”.

Sim, isso aconteceu. O ‘paredão’ consegue desconcertar ou exprimir verdades de uma forma única e extrovertida, permitindo que você conheça melhor todos os participantes através dessa dinâmica.

 

Você está satisfeito com seu processo seletivo?

Ou acha que é necessário melhorar?

Dinâmicas de vendas certamente podem colaborar positivamente para trazer mais assertividade para as suas contratações e colocar em prática ao menos alguma dessas dicas, já pode ser um bom caminho, faça o teste!


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