O que é um hunter?

A figura do vendedor sempre foi importante no mercado, qualquer que seja o ramo. Afinal, é ele quem encontra clientes, faz propostas e fecha negócios para a empresa.

Ao longo dos anos, no entanto, o profissional de vendas foi se especializando em cada uma das etapas do processo comercial. Assim surgiu a figura do hunter.

Mas afinal, o que é um hunter? 

Continue sua leitura e descubra como esse profissional pode beneficiar sua empresa:

O que é um hunter?

Em inglês, “hunter” significa caçador. E é exatamente isso o que esse profissional faz: ele encontra, captura e traz novos clientes para a empresa. Ou seja, faz o processo de prospecção e abre contas.

Ao contrário do farmer, que é o profissional que cultiva o relacionamento com o cliente e segue com as vendas; ou do closer, que é o responsável por fechar vendas em áreas que não têm venda recorrente; o hunter faz a parte inicial do processo de venda. Por isso, no Brasil, ele também é chamado de pré-vendedor.

Ele é uma peça muito importante nas empresas. Isso porque o crescimento é estagnado quando não chegam novos clientes.

Em alguns ramos, é comum que os clientes façam apenas uma compra. Em outros, as compras podem ser bastante esparsas. Essas são as áreas em que o hunter faz mais diferença.

Mas mesmo em empresas em que um mesmo cliente faz compras recorrentes, ter novos clientes é importante para gerar crescimento.

É fundamental ressaltar que o hunter age como um caçador experiente. Ele não atira para todos os lados e torce para dar certo. Ele se planeja, pesquisa, escolhe o cliente com base em diversos critérios, e só depois começa sua caçada. Por isso, ele precisa ter diversas características que permitam que esse processo ocorra da melhor maneira possível.

Quais são as características do vendedor hunter?

Sabendo o que é um hunter, você já pode ter algumas ideias de quais são suas principais características.

Mesmo que cada profissional seja diferente, algumas habilidades em comum nos hunters são:

  • Sempre buscar por um novo deal, sem medo ou vergonha de negociar;
  • Não ter vergonha de ligar e ter uma boa comunicação via telefone;
  • Estar pronto para receber um não;
  • Saber escolher o cliente a partir das necessidades da empresa;
  • Planejar-se e ser organizado;
  • Conhecer muito bem o que está vendendo;
  • Entender muito sobre o mercado em que atua;
  • Ter diversos contatos, uma rede de networking fortalecida em constante expansão;
  • Ser agressivo nas negociações, buscando sempre uma maneira de vender;
  • Ter características de empreendedor, como a vontade de inovar e buscar a melhor solução para o cliente.

Como o hunter faz diferença para sua empresa?

Agora que você entende melhor o que é um hunter, deve estar se perguntando como ele beneficia sua empresa.

O ponto principal é como ele afeta o crescimento dos negócios. Afinal, ele é o profissional que vai encontrar novos clientes, que são essenciais para que a empresa tenha sucesso no mercado.

Ele também faz toda a diferença para a saúde financeira da empresa. Em muitos ramos, boa parte dos clientes faz apenas compras esporádicas, e ter um hunter é uma maneira de sempre ter novos clientes e aumentar a receita.

Por fim, o hunter também serve como um representante do seu negócio. Quanto mais informado, atualizado e envolvido com as necessidades do cliente ele for, melhor será a reputação da sua empresa.

Sendo assim, é importante saber como escolher e lidar com esse profissional:

  • Selecione profissionais comunicativos e carismáticos para esse cargo;
  • Procure entre os profissionais que já trabalham com você – talvez já exista um hunter na sua empresa, mas que esteja trabalhando na fidelização de clientes e não na prospecção;
  • Incentive-o a sempre se atualizar sobre o mercado;
  • Faça reuniões frequentes ou peça relatórios sobre o relacionamento com novos clientes;
  • Invista em treinamentos e palestras para capacitação desse e de outros profissionais.

Com um hunter entre os vendedores da empresa, será mais fácil conquistar novos clientes, não importa qual seja seu ramo. Analise as necessidades do seu negócio e busque por esses profissionais para alcançar o sucesso.

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