11 dicas para um email de vendas efetivo

Lui Holleben • out. 31, 2018

Na hora de escrever um email de vendas, devemos lembrar de nós mesmos quando abrimos nossa caixa de entrada:

“Será que abro ou não abro?”

Essa é a pergunta que todos os que olham a caixa de entrada diariamente se fazem.

Dois pontos dificultam a abertura ainda mais:

  1. A quantidade de emails marketing enviados hoje em dia, com a ascensão do Inbound Marketing;
  2. O email que você envia para realizar uma venda, provavelmente, é visto como “um email estranho” na caixa de entrada do lead.

 

Mas então, sem blablablá ou dicas rasas, como realmente escrever um e-mail de vendas efetivo na hora de prospectar seus clientes? Aquele e-mail que a pessoa irá abrir, ler e converter.

Reúno aqui 11 dicas (sendo 6 boas práticas e 5 para o email em si) , para que você tenha sucesso ao enviar emails efetivos. 

Vamos lá!

6 Dicas de boas práticas

1. Sempre se preocupe em entregar valor


O email de vendas precisa sempre entregar algum tipo de valor para o lead. Demonstre que você se aprofundou e estudou o negócio dele, afinal, é o primeiro contato!

 

2. Preste atenção na hiper-personalização


Como falei, as pessoas estão cansadas de emails-automáticos completamente impessoais.

Sim, aqueles emails: “Olá [NOME], quer vender mais?”.

Para isso, lembre-se de definir personas específicas para cada email antes de escrevê-lo. O email precisa soar único.

 

3. Evite falar dos benefícios do seu produto


Existe hora pra tudo. E, com certeza, o primeiro email para um lead não é hora de falar do seu produto, ok?

Fale, sim, de como você pode ajudar o lead.

 

4. Interação e animação são opções diferentes


Com tantos emails iguais, pense se o “tom de voz” utilizado pode contar com imagens, vídeos, gifs e chamadas de ação para auxiliar a prospectar um novo cliente.

Mas não exagere! Saiba dosar o que poderia ser interessante.

 

5. Seja sempre objetivo


Simples assim: se o lead precisar rolar a barra lateral para ler o email, ele está muito longo.

Como vamos ver a seguir, faça 1 ou 2 perguntas, e foque em um suposto problema que o lead passa.

 

6. Mobile e responsivo


Estamos em 2018, mas tem muita gente errando em emails de vendas por aí, nesse quesito.

Seus templates precisam ser otimizados para serem lidos e respondidos pelos dispositivos móveis!

5 Dicas para seu email de vendas

Assunto


O assunto é a porta de entrada para a abertura do seu e-mail.

O objetivo do assunto é despertar o interesse do potencial cliente, única e exclusivamente. Por isso, a objetividade é algo que pode auxiliar muito nesse caso.

Evite algo longo, ou confuso!

Exemplos:

“Você já pensou em [recomendação]?”

“Pensamentos sobre [assunto]”

“Pergunta sobre [objetivo que ele tem]” 

“Pergunta sobre [evento de gatilho recente]”

“Ideias para [coisa que é importante para ele]”

Uma tendência crescente é a inserção de caracteres especiais, como corações, estrelas e setas nas linhas de assunto.

Desde 2012 as de e-mail estão facilitando essa prática. Aplicativos nativos do iPhone e-mail, Outlook.com, Gmail, entre outros, já suportam emojis. Atualmente, cerca de 2% das linhas de assunto B2C incluem caracteres especiais ou emoticons.

Cuidado: como citei no item 4, isso depende completamente do “tom de voz” de seu negócio, ok?

 

Linha de Abertura


O assunto é a porta de entrada para a abertura do seu email. Por isso, não comece se apresentando, afinal o seu nome e demais contatos estão na assinatura, não?

Quando um email de prospecção/venda chega na minha caixa de entrada com: “Olá, sou [NOME] da [EMPRESA]” , as chances que deem resultado são mínimas. Lembre do que falamos no item 2.

Comece o email tratando sobre possíveis problemas ou características do lead.

“Eu notei que você…”

“Vi que nós dois…”

“Adorei [alguma ação] que você fez…”

“Parabéns por….”


Corpo do email


De nada adianta um assunto objetivo, uma linha de abertura incrível se o corpo do e-mail de vendas não acompanha a qualidade anterior. E é aqui que muitos derrapam.

O que ensinei a vendedores por muito tempo é: a primeira versão de um e-mail de vendas normalmente contém mais de duas perguntas. E isso se torna uma confusão: um e-mail sem foco!

Por isso, gosto muito de duas perguntas no máximo: uma no corpo do email e uma no fechamento, ou apenas uma no fechamento. Claro como a água.

Outro ponto interessante é deixar palavras-chave mais importantes em negrito, como essa , para que o leitor consiga “escanear” melhor o texto.

Ah, abaixo também escrevo palavrinhas que são comumente usadas, mas devem ser evitadas se queremos ir pelo caminho da hiper-personalização, como no item 2:

  • Vendas
  • Desconto
  • Especial
  • Parceiro
  • Solução
  • Não (me refiro aqui a leva de palavras negativas também)

 

Quer dicas de perguntas que podem lhe fazer sentido para o corpo do email? Vamos lá:

 

  • [Benefício para o lead] é uma prioridade para você agora?
  • Você tem perguntas sobre [tópico]?
  • Você está sozinho nisso?
  • Sempre tem sido assim?


Fechamento


A maior característica do fechamento é levar o lead a tomar alguma ação.

Chegando aqui notamos que precisamos ser equilibrados: nem um e-mail com perguntas mil, atirando para todos os lados; mas também não um e-mail completamente inofensivo, que não leve o lead para a próxima ação.

Visto isso, terminar com uma pergunta que se encaixe com aquele lead em específico, é algo super recomendado, como:

Como está seu calendário para conversarmos?

O que faz sentido para um próximo passo, se houver algum?

Você tem 10 minutos amanhã?

Faz sentido conversarmos? Se não, quem é a melhor pessoa para eu conversar?

Quero muito saber se a [meta de negócios] é uma prioridade para você agora, ou talvez no futuro.

(em casos de emails de breakoff) Se você não tem interesse, posso considerar encerrada nossa conversa?

 

Assinatura


Por favor, mantenha a simplicidade também aqui! Nada de assinaturas coloridas/cafonas, confusas, ou com uma lição de vida em frases marcantes.

Nome, empresa, telefone de contato, alguma outra ferramenta de contato (ex: Skype), em formato escrito (nunca em uma imagem não-clicável!).

Ah! E lembre-se que incluir seu próprio endereço de email na assinatura não tem sentido algum.

 

Conclusão

Certa vez ouvi de um profissional o qual admiro uma frase que foi semelhante a essa que escrevo aqui: “Às vezes para fazer um email de vendas efetivo nós paramos, escrevemos, apagamos, escrevemos novamente, melhoramos, pedimos para alguém revisar, ajustamos, e enviamos. Não é fácil como parece!”

Recordo-me também de uma ideia atribuída ao escritor mineiro Guimarães Rosa, que defendia todo escritor precisar ter uma tesoura ao lado, para otimizar o texto, cortar excessos e produzir algo incrível. E é bem por aí também conosco, vendedores e vendedoras.

Saiba que para atingir os objetivos e tornar do contato um cliente, é preciso ir além e sair da zona de conforto de emails automáticos em massa e personalizados para todos da mesma forma. Estamos quase em 2019 e o que vai contar é quem faz diferente.

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