5 benefícios de um bom curso de vendas

André Perdomo • mai. 01, 2019

Quer melhor forma de se reinventar do que fazendo um curso de vendas? Existe uma frase excelente, atribuída ao cientista alemão Albert Einstein, que gosto muito e que diz: “Insanidade é fazer sempre a mesma coisa e esperar por resultados diferentes”.

Aqui no Estude Vendas, defendemos sempre que dar passos atrás para, em seguida, dar outros à frente é melhor do que fazer o mesmo. Portanto, um bom líder de vendas e um bom vendedor precisam se reinventar. Constantemente. E é aqui que entram os cursos de vendas.

Mas e que tipo de curso? “. Bom, as opções são muitas. Presencial ou remoto; sobre liderança ou prático em vendas; para iniciantes ou experientes… Mas isso são detalhes a serem pesquisados. Assim, nesse texto, trago 5 benefícios de se realizar um curso de vendas e, mais ainda, se permitir ser melhor do que ontem, tornando o aprendizado uma rotina!

1. Conhecimento individual através do conteúdo do curso de vendas

É impossível não começar citando esse item. Primeiramente, quando penso em conhecimento individual, me lembro de Jeff Bezos, CEO e fundador da Amazon, que costuma dizer que “ somos as escolhas que fazemos ”. Ora, v ender é se comunicar. Portanto, uma comunicação defasada, sem técnicas, sem paixão, sem seguir processos, cai por terra, e leva junto sua venda.

Sob esse ponto de vista, vendedores que não se reinventam podem ter sido destaques tempos atrás, mas novos tempos exigem novas atitudes. Estamos na era da comunicação direta, contínua e fácil. Por isso, um bom vendedor deve saber se comunicar e transmitir sua mensagem!

Portanto, para ser mais prático, sugiro que você mapeie os 3 maiores problemas/gaps/desafios que vem enfrentando na sua carreira em vendas. Em seguida, após o curso relacione todos os aprendizados que você teve com esses 3 problemas. Provavelmente, você estará Com certeza, você terá em mãos um mapa do seu crescimento como profissional.

 

2. Conhecimento a ser compartilhado após o curso de vendas

Seu time de vendas tem o ritual de compartilhar aprendizados e conhecimentos? Se sim, marque já uma data e um horário com eles! Se não, é uma ótima hora de começar a criar essa prática.

Em primeiro lugar, compartilhar os aprendizados do curso com seus colegas obriga você a criar meios de se lembrar do que viu. Seja por anotações, seja por transcrições, você deve entender os principais pontos. Então, na hora do compartilhamento, crie slides ou outra forma de apresentar e concretize o que foi aprendido! Através dessa troca, você pode se tornar referência no seu grupo, assim como um líder melhor.

Certa vez, conheci um vendedor que realizou um curso de Storytelling, e relacionou tudo o que aprendeu com o mundo de vendas. Utilizando suas anotações, ele compartilhou seus insights com os colegas e hoje é uma referência para novos vendedores.

Portanto, sim, um curso de vendas pode ser um marco! E não só para você, mas para todos os que estão ao seu redor!



3. Diferencial na busca de um novo emprego

Antes de mais nada, sejamos francos. Quando se trata de procurar um novo emprego, toda ferramenta além da experiência é um diferencial. Toda novidade que você traz na sua bagagem aumenta consideravelmente seu potencial para a vaga. E um curso não é uma ferramenta irrelevante.

No mundo das vendas, isso é ainda mais forte. Por exemplo, para uma vaga de Inside Sales, uma pessoa que saiba se comunicar com os clientes, principalmente ao telefone, é um alento aos contratadores. Portanto, considere cada curso como uma estrela a mais no seu mural, seja o seu CV ou o Linkedin.

Mas é importante lembrar que fazer um curso de vendas somente pela qualificação é um grande erro ! É preciso pensar em como e por quê aquele curso é um diferencial para melhorar sua carreira. Assim, ao escolher um curso de vendas, escolha porque quer estar inteiro ali, dando o máximo de si! Combinados?

 

4. Demonstração de compromisso na carreira em vendas

A princípio, se você está em uma posição de vendas e não tem interesse em um novo emprego, fazer um curso de vendas não parece necessário. Mas aí é que você se engana! Qualquer curso que pode gerar uma certificação demonstra um compromisso e dedicação com a área. Em resumo, você está dizendo aos seus colegas e superiores que não está ali para brincadeira, mas que visa unicamente a excelência! Mais ainda, essa boa impressão pode aumentar se seu conhecimento for compartilhado (vide item 2).

Ainda, acho interessante ressaltar que é importante estar sempre preparado para responder quais foram os maiores aprendizados do curso. Caso contrário, seu poder de síntese e de aprendizado pode parecer baixo e ser um grande “tiro pela culatra”.

 

5. Utilizar o conteúdo durante a venda com os clientes

Em resumo, se o curso de vendas trata de algo técnico relacionado à sua area, usar isso durante uma ligação/venda pode ser bastante impressionante. Contudo, lembre-se que querer mudar completamente a forma que você vende só porque entrou em contato com técnicas novas, pode não ser recomendado. Não tente reinventar a roda. Adapte-se aos poucos e avance no seu ritmo!

Certa vez, um vendedor estava deixando a desejar em performance. Então, percebendo sua falha, realizou um curso sobre SPIN Selling e tentou aplicar nas suas ligações.  No entanto, o que aconteceu foi que muitos clientes já estavam prontos para comprar, não necessitando o aprofundamento que a SPIN Selling sugere. Em resumo, esse vendedor perdeu algumas vendas, por querer aplicar todo o conhecimento de uma só vez. Nesse meio tempo, claro, ele aumentou o ciclo de outras vendas, pois nenhum conhecimento é inútil. 

Portanto, ao aplicar o curso de vendas no discurso com os clientes certifique-se de adaptar à sua realidade, e não querer mudar tudo da noite pro dia, ok?



Quer uma dica?

A Estude Vendas liberou o Módulo Gratuito do Curso Prático de Prospecção Ativa , com o melhor treinador de vendas que já trabalhei, conheci e convivi: o André Perdomo. Muitos já devem conhecer ele pelos textos que ele posta aqui, como o 7 livros de gestão de vendas essenciais para gestores e o Script de Vendas: como criar um que funciona (um dos textos mais acessados do blog!). Agora, se você nunca viu ele falando, essa é sua chance!

 

O objetivo desse curso é fazer com que você consiga marcar pelo menos 20 reuniões por mês de maneira consistente,  ligando para quem nunca ouviu falar de você. E no primeiro módulo, totalmente gratuito, você vai ver:

  • O que é preciso ter para uma operação de prospecção ativa;
  • Perfil do profissional e como contratá-lo;
  • Viabilidade financeira;
  • Dados reais;
  • Feedback do instrutor;

 

Assim, se você se interessou, é só clicar abaixo: 

Até a próxima!


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