Antes de falar sobre o que faz um consultor de vendas, me permitam remeter à filosofia antiga.
Platão contava uma estória chamada “O Mito da Caverna”, que resumo abaixo:
Dentro de uma caverna há pessoas acorrentadas viradas para uma parede. Elas vêem sombras que acreditam ser as coisas reais, mas não o são.
As pessoas passaram a vida inteira pensando que as sombras são o mundo real. Até o dia que um sujeito é liberto e consegue ver o sol! O ponto é: quando ele volta, ninguém acredita sobre o que ele diz do mundo real.
Fazendo uma analogia com vendas, pergunto: será que seu time de vendas se encontra dentro da “caverna”? Observa somente suas verdades? Qual o valor do auxílio de alguém que se encontra “fora da caverna”?
Pois, meus caros, este é o papel de um bom consultor de vendas: alguém de fora que se aprofunda no cenário atual, para trazer otimizações, melhorias e direcionamento.
Divido um consultor de vendas em 2 tipos:
É missão da empresa entender exatamente qual dos dois tipos de consultor de vendas é necessário no momento.
Importante lembrar: para economizar tempo e dinheiro, vejo muitas empresas optando pelo tipo 2, ou seja “mascarando um grande problema” (presente ou futuro) e adiando uma reformulação maior no seu time comercial.
Ao contratar um consultor de vendas do tipo 2, tenham a certeza absoluta de que “o fogo está pegando em apenas um cômodo da casa”.
Agora, quero me aprofundar nas três frentes que um consultor tipo 1 pode ter em uma empresa:
“Como sua empresa treina e desenvolve um vendedor?”
Existem autores que afirmam que uma empresa não é B2C (empresa > consumidor final) ou B2B (empresa > outras empresas), e sim H2H, ou seja, humano para humano.
Não basta contratar um vendedor e o botar preso numa cadeira. Isso gera rotatividade (muitos são demitidos, e os melhores vão embora por ver que outra empresa faz mais sentido).
Se o time deixa de aprender, o time pode estar deixando de entregar. Isso já foi provado e falado por diversos autores, como Jacco VanderKooij do Winning by Design.
Uma consultoria de vendas voltada à pessoas, pretende:
Já tive contato com de empresas que eram impecáveis com relação a suas ligações mas o time parecia “apagado”; outras que deixavam de bater a meta pois o time não conhecia os conceitos básicos de uma venda; e outras que tinham muita vontade de fazer acontecer, mas não sabiam nem por onde começar.
O interessante é que, de acordo com a pesquisa da
InsideSales.com
, vendedores reclamaram de 2014 a 2016, principalmente, do mesmo ponto: treinamento e desenvolvimento.
Se você está seguro com relação a liderança e os processos e ferramentas, mas crê que os vendedores precisam virar a chave, esta é uma excelente consultoria comercial a se escolher.
“Os processos estão claros e concretos para seus vendedores? A empresa entrega as melhores ferramentas e tecnologias possíveis?”
Defendo sempre: a organização e gestão de tempo / gestão de energia / gestão de carteira são pontos cruciais para um bom vendedor, especialmente se tratando de vendas internas.
Mas uma empresa que não entrega processos necessários e ferramentas à altura, perece.
Esta consultoria pode ser voltada à:
Quem não lembra da cena do filme
“Lobo de Wall Street ”, onde o personagem protagonizado por Leonardo Di Caprio apresenta um guia impresso para que os vendedores sigam, como na foto da cena abaixo?
Pois é, processos e ferramentas podem vir a partir de um consultor de vendas, sim.
“Como seus líderes contratam, desenvolvem, demitem ou promovem um vendedor?”
“O que os líderes fazem durante um dia, uma semana? Qual o papel dos líderes?”
Vendedores que se tornam líderes comerciais costumam ter uma dificuldade grande de virar a chave. E líderes comerciais que chegam como novatos na empresa podem ter a mesma dificuldade, muitas vezes relacionada ao conhecimento raso da solução.
Um líder pode elevar seu time a outro patamar, positivamente, mas também pode ser o responsável direto pelo mal desempenho do time como um todo.
Esta consultoria de vendas pode ajudar à:
Essa é a pergunta que não quer calar.
O que eu sugiro? Sente, com calma e horas dedicadas a isso, com seus líderes de vendas e melhores/mais antigos vendedores para entender quais são os pontos fortes e positivos, e os maiores problemas que seu time enfrenta ou parece começar a enfrentar.
A partir disso, você consegue identificar quais problemas podem ser preenchidos para não travar o crescimento e desenvolvimento de sua empresa.
A
Estude Vendas
oferece uma consultoria de vendas completa e pensada exclusivamente para a sua empresa. Analisando a maneira como você trabalha e te indicando o melhor caminho para vender mais.
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Até a próxima!
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