Deixe o cliente falar!

O que você achou do texto da semana passada? Achei pertinente começar o post de hoje fazendo referência ao da semana passada. Afinal, falamos sobre a importância de fazer perguntas. Sobre falar menos e escutar mais. Sobre deixar de lado certezas e assumir o relativismo de posições diferentes. E por quê isso? Por que dizer […]

A importância de fazer perguntas para vender melhor

Vou te fazer uma pergunta: “Por que seu cliente deveria escolher o seu produto?”. Se a sua resposta é “porque meu produto é melhor por x, y e z”, eu gostaria de te lembrar que, possivelmente, você está seguindo um caminho muito arriscado com a sua empresa: um caminho sem o cliente. Afinal, quando nos […]

6 dicas práticas para fechar uma venda com sucesso

“Como fechar uma venda?”. Essa é a pergunta que não quer calar. A pergunta de (literalmente) um milhão de dólares. Aquela que é feita há anos e dificilmente morrerá! Por anos e anos as técnicas de fechamento, de batida de martelo, de concretização da venda são mais e mais valiosas para os que trabalham neste […]

Reunião de vendas: 03 casos e 03 lições desse momento

Se você chegou até aqui acompanhando os posts do blog, já pôde acompanhar um processo de vendas de ponta a ponta: desde a geração de leads até a reunião de negócios. Além disso, você também viu como montar e utilizar bem um playbook de vendas, que replica todas as boas práticas vistas, favorecendo (e muito!) […]

O passo a passo de uma reunião de negócios efetiva

Se você vem acompanhando nossos últimos posts, já acompanhou como gerar leads, como qualificar e priorizar as suas oportunidades, e como desenvolver e utilizar um playbook de vendas. Agora, vem uma terceira etapa: a reunião de negócios. Dependendo do seu processo comercial, pode ser que a sua reunião de negócios seja composta por dois momentos. […]

As 5 regras de ouro para crescer vendendo bem

É possível trazer volume e ao mesmo tempo  qualidade vendendo muito ou vendendo bem? Essa pergunta muitas vezes é mais impactante que “quem veio primeiro: o ovo ou a galinha”. Além disso, ela é muito relevante para qualquer empresa que deseja crescer. De um lado, a ideia de vender muito: apostar em volume de clientes […]

03 casos de sucesso de desenvolvimento de um playbook de vendas

Conforme foi apontado no post anterior, um dos pontos mais importantes no desenvolvimento de um playbook de vendas é a priorização. Assim, você deve iniciar o desenvolvimento do playbook pela parte que mais está te preocupando dentro da sua área comercial. Ou então, caso você já tenha um playbook, deve analisar se ele está adequado […]

Playbook de Vendas: como criar um realmente efetivo?

Primeiramente, pense na seguinte situação: você assume a liderança de um time de vendas e resolve ouvir algumas ligações. Em seguida, após ouvir algumas ligações, você decide acompanhar o andamento do processo de vendas e os negócios pelas etapas do funil. Depois de tudo isso, você se desespera e pensa consigo mesmo: “Cada vendedor faz […]

Leads qualificados e sua relação com a pré-venda

Seguindo o modelo americano em busca da otimização de processos em Inside Sales, tem sido muito popular startups adotarem a metodologia de segmentação da área comercial em equipes de pré-venda e vendedores. Inegavelmente, muito dessa metodologia vem das indicações do livro Receita Previsível, de Aaron Ross.  Assim, algumas empresas utilizam a equipe de pré-vendas com […]

03 casos de sucesso de geração de leads

Nas últimas duas semanas, conversamos bastante sobre como gerar leads. Contudo, lembrando que nenhuma empresa é igual à outra, é preciso parar e pensar. Como determinar qual o melhor caminho para cada caso? Para o seu caso? Em primeiro lugar, o ponto mais importante na geração de leads é decidir quais são os critérios importantes […]